Mas afinal que Porto é este?

"Equipa inatingível", "muito distante dos seus rivais", são alguns dos elogios frequentes à equipa de futebol do Porto. Pois bem, nos últimos dois jogos em casa, essa equipa inatingivel venceu pela margem mínima, marcou os seus golos de bola parada (nem que se inventem faltas, mas para isso está o padrinho de baptismo da filha do presidente do Porto) e futebol, que eu tivesse visto, muito pouco. Curioso o pormenor das bolas paradas, onde aí reconheço uma clara superiodidade, fruto de muita preparação nos treinos. Só falando dos jogos mais recentes, lembro-me do Benfica-Porto, onde o Porto marca através dum canto, lembro-me do Sporting-Porto onde o Porto marca através de uma falta, lembro-me do Manchester-Porto onde o Porto marca através de uma falta, lembro-me do Porto-Boavista, lembro-me do Porto-Lyon (2º golo de Ricardo Carvalho) lembro-me do Porto-Moreirense. Muitas recordações para a tal equipa inatingível. E claro que numa equipa que aproveita estes lances como o Porto, marcar uma falta é dar meio golo.

Nota: Sistema atacou de novo. Liedson marca o golo que dá a vitória ao Sporting a partir de uma posição de fora-de-jogo. Dias da Cunha diz que o lance é válido porque os foras de jogos posicionais já não existem. Alguém pode fazer o favor de explicar a esse senhor o que são foras de jogo posicionais?
.

Inter 4 x 3 Benfica

Inglória a forma como fomos derrotados. Infelizmente as bolas que chutamos não desviam em colegas de equipa e entram... De qualquer forma foi digna a forma como jogamos. Parabéns Benfica!
Rio Ave 4 x 0 Sporting: Sistema ataca de novo!

Pois é... o sistema voltou a fazer das suas. E para não variar foi o Sporting o prejudicado. Começo a estar ao lado de Dias da Cunha. Pelo que vi na televisão, o meio campo do Sporting na primeira parte era muito mais largo, ou seja, os defesas estavam mais distantes uns dos outros. Só assim se pode explicar aquela auto-estrada no centro da defesa. Não se faz!
Diálogo com os Terroristas?

Eu bem queria evitar o tema, mas ele não me deixa. Estou pois a referir-me ao Dr. Mário Soares, que veio na semana passada defender que o terrorismo deve ser combatido pela via do diálogo e não pela força. Lembrei-me também de uma proposta do Bloco de Esquerda que propunha que os polícias andassem sem armas. Mas onde será que vive esta gente?
Estamos na Final!

É verdade. Tantos anos depois é bom ver o Benfica de volta ao que nos habituou. Esta é a prova que o Benfica está no caminho certo. É tudo uma questão de tempo e paciência.
MAX

Para quem não sabe, a TVI vai lançar uma série chamada Inspector Max, que consiste num cão polícia que ajuda a desvendar mistérios, ou seja, exactamente igual à série "REX, o cão polícia", mas em português. José Eduardo Moniz já rejeitou qualquer comparação afirmando que a ideia já vinha de há muitos anos atrás. Que raio de azar... até o nome do animal calhou ser parecido.

Nota: A TVI de facto tem muito azar. Até a série "Morangos com Açúcar" acabou por ser tão parecida com a série brasileira "New Wave". Ainda mais coincidência foi, o facto de apresentarem esta série como "a nova onda da televisão nacional".
Audimetria

In TV Guia:

Programas mais vistos da semana nos canais generalistas:

1- Rosenborg x Benfica
2- Gil Vicente x Benfica
3- Jornal Nacional
4- ....
5- ....
6- Académica-Porto

É isto que dá cabo deles... É que podemos ficar mais 10 anos sem ganhar nada, mas como o Benfica não há igual.

Espanha - A vitória do terrorismo








De que adiantam 8 anos de prosperidade económica? Ao longo destes 8 anos sempre fui admirando um político que apesar de não ser do meus país, sempre transpareceu uma postura de dignidade como poucos. Não era ele que estava directamente sujeito ao escrotínio, mas sim o seu sucessor, Mariano Rajoy. Dos dois mandatos, tudo foi esquecido, como se uma bomba tivesse apagado a sua política. A esquerda, encontrou no atentado de Madrid a sua oportunidade de regressar ao poder, e não a desperdiçou.

Não era a política que era discutida, mas sim, quem tinha feito o atentado em Madrid. A direita esperava que tivesse sido a ETA, a esquerda a Al-Queida. A lotaria calhou à esquerda. Não parece isto tudo ridículo, quando o que está em causa é o futuro de um país? A questão que se deveria colocar seria: está o povo espanhol ao lado do seu líder quando este decidiu apoiar os Estados Unidos na guerra no Iraque? Se não fosse essa a vontade, compreender-se-ia a vontade de mudança. O problema é que todos ficaram com a sensação que este atentado tivesse sido cometido uns dias depois, o PP não perderia as eleições. Foi claramente uma eleição "a quente". E mais que os 200 mortos no atentado, essa foi a grande vitória do terrorismo.

Nota 1: Na hora da derrota estranhou-se o facto de Aznar ter aparecido ao lado de Rajoy. Nada que me tivesse espantado, num homem que pelo que fez pela Espanha, não merecia ter o final de governação que teve.

Nota 2: Li hoje no Jornal de Notícias algumas reacções da vitória de Zapatero. Gostaria de destacar a de Mário Soares: "Os espanhois perceberam que o atentado teve a ver com a Al-Queida e não com a ETA, pelo que estão de parabéns". O ridículo da frase, adjectiva-se a si mesma.


Terrorismo - O Pesadelo do século XXI

É uma guerra que o mundo não sabe como vencer. Porque não basta ter um arsenal militar maior, nem tem um teatro de operações definido. Pode acontecer em qualquer lugar, a qualquer hora, sem aviso prévio. E aquilo que estamos a ver, é apenas a utilização de armas convencionais. Vamos esperar para que não tenhamos que assistir ao uso de armas químicas ou biológicas.

A única forma de vencer esta guerra, não passa por ceder, mas por verificar que não basta o nosso país estar bem para estarmos bem. Quando tanto se fala em globalização, cabe aos países unirem-se e resolverem não só os seus problemas, mas também aqueles cujos intervenientes não o conseguem. Estamos habituados a ver com alguma naturalidade os consecutivos atentados, quer na Palestina, quer em Israel. Agora que essas barbáries chegam ao pseudo mundo civilizado, todos ficamos chocados. Será que é preciso que a Europa e os EUA sofram na pele as consequências desses atentados para colocarem como prioridade a pacificação do médio oriente?
Futebol

1. O Benfica festejou o fim-de-semana passado os seus 100 anos. Fascinante o que num século foi criado. Um clube com uma grandeza ímpar em Portugal, com uma força mobilizadora sem igual. Está no entanto a pagar o preço da importância que tem, tendo sido utilizado por pessoas não para dignificá-lo, mas sim para se auto-promoverem (e não falo só de Vale e Azevedo. Já Manuel Damásio foi das piores coisas que podia ter acontecido).

2. Para festejar o centenário, o Benfica viu mais complicada a sua vida no que diz respeito ao 2º lugar. Perdeu pontos para o Sporting, ao conceder um empate em casa com o Moreirense. O futebol é um jogo incrível, e quanto mais uma equipa está em baixo, mais parece que a sorte lhe foge. Vi o Sporting frente ao Marítimo em grandes dificuldades (apesar de tudo pela 2ª parte o resultado é justo), vi o Porto a jogar o que já vem sendo habitual na Superliga, ou seja, nada de particularmente impressionante e a conseguir a vitória num golo cheio de felicidade. Vi também o Benfica a fazer uma primeira parte muito boa, prejudicado com um erro de arbitragem clamoroso, e a sofrer um golo imerecido por uma equipa que não obrigou Moreira a fazer uma defesa. Como se não bastasse ainda mandou duas bolas aos ferros... de facto assim não há equipa que resista.

3. José Veiga parece que vai assumir a direcção do futebol do Benfica. Aqui algo que por exemplo não se passaria no Futebol Clube do Porto: um assumido adepto de outra equipa assumir a direcção do seu futebol. Para além do mais, é uma pessoa com interesses pessoais no futebol. Não parece ser de facto uma escolha ideal, apesar de ter a vantagem de saber mexer-se no futebol actual.

4. Hoje o Benfica joga em Trondheim frente ao Rosenborg. Vai ser com certeza um jogo extremamente difícil. Camacho disse aquilo que toda a gente sabe, mas que não é frequente um treinador assumir: "É claro que a minha equipa não sabe defender. Por isso é fundamental marcar um golo". Vamos todos torcer para que assim seja. E pensar que a eliminatória já podia estar resolvida...

Nota: Já enoja ouvir o Presidente do Sporting falar do sistema. Ele até pode ter muita razão no que diz, mas se tem assim tanta certeza porque é que andou até agora aliado ao Porto?
Portugal no seu melhor

Avelino Ferreira Torres, esse hooligan à moda Portuguesa, entrou em campo, partiu uma mesa, protestou contra a arbitragem e ainda teve tempo de antena nas 3 televisões nos respectivos telejornais. Fantástico! E ainda diz que não vai ao Euro 2004 em forma de protesto, o que por si é um motivo de alívio para todos nós. Diz ele que foi uma atitude reflectida e ponderada, e que nem era nada contra este árbitro, que aliás até considera muito bom. Pergunto eu o que aconteceria a qualquer cidadão que fizesse o que este homem fez, mas que não fosse presidente da câmara local.