105|| Neno - A lenda continua

A história foi contada hoje de manhã pelo Pedro Ribeiro na Rádio Comercial, e é resumidamente é a seguinte: há já alguns anos atrás, seguramente há mais de uma década, um grupo de jovens assistia in loco a um Benfica-Sporting. Na baliza do Benfica estava Neno, guarda-redes também conhecido como o Julio Iglesias de Cabo Verde, num dia verdadeiramente inspirado. Os jovens, rendidos ao seu talento, decidiram a partir desse ano homenagear Neno através de um jantar anual realizado no seu dia de aniversário (27-01-1962). Esse jantar é inteiramente dedicado a recordar feitos do ex-guarda-redes benfiquista, acompanhado com musicas de louvor também elas adaptadas ao "Deus" Neno. Parece brincadeira, mas é mesmo verdade.

Para o caso de quererem mudar o reportório, aqui fica uma sugestão de um refrão adaptado do grande sucesso de José Cid "Amar como Jesus Amou":

"Amar como Neno amou
Sonhar como Neno sonhou
Pensar como Neno pensou
Viver como Neno viveu
Sentir o que Neno sentia
Sorrir como Neno sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria muito mais feliz"

104 || Não

O tema do aborto é polémico, muito pouco consensual e, confesso, sobre o qual tenho algumas reservas. O meu voto está no entanto decidido. Vou votar não à liberalização do aborto. Porque mesmo que não seja esse o espírito da lei, vai passar a ser a letra da lei. Ganhando o sim neste referendo, qualquer mulher que pondere o aborto tem o Estado ao lado a dizer sim.

É óbvio que ninguém na sua plena consciência pode defender que uma mulher que aborte clandestinamente vá parar à prisão. O aborto é em si um acto suficientemente desumano, que não precisa de uma pena adicional a quem o faz. Mas é precisamente este acto desumano que me leva a votar não. Sou por princípio contra o aborto, seja ele legal ou clandestino, e acredito que é com base nestes princípios que uma sociedade deve ser construída.

Não posso também deixar de lamentar o fundamentalismo que de alguns movimentos sobre esta questão. Colocar a questão financeira do Estado como argumento a favor do não é enfraquecer o argumento. Ouvir o Dr. Louçã constantemente a falar na "hipocrisia" de quem vota pelo não é enjoativo. Alguém que explique a este senhor que ainda não foi nomeado provedor moral da nossa sociedade.

103 || Recomendado

Quando se quer ouvir música, sem saber bem o quê: www.musicovery.com

Vale a pena a visita.

102 || OPA ou não OPA

Foi com grande curiosidade que vi hoje um pequeno documento da Portugal Telecom no correio. Qual não foi o meu espanto quando verifico que o seu conteúdo se resumia a um verdadeiro manifesto Anti-OPA. Esta administração sabe gerir a empresa, esta administração garante-lhe mais dividendos bla bla bla. A mensagem era clara: não venda as suas acções!

Confesso que depois de ler tudo, fiquei claramente tentado a vender. Como é que uma administração usa recursos de uma empresa para convencer, ou pelo menos tentar, um accionista a agir de determinada maneira? Os argumentos apresentados até podem ser convincentes, mas falham num aspecto: não mostram como será a PT dentro do grupo SONAE. Mostram sim, que há muita gente preocupada com o seu futuro...

101 || Novos links

Foram adicionados à barra lateral dois novos links, designadamente o S. Gonçalinho com fotografias sobre a festa e o Movimento 1922 sobre o recém formado movimento de sócios do SC Beira-Mar. Ambos justificam uma visita.

100 || Faz-me favas com chouriço...

O grande artista

O S. Gonçalinho é a festa mais popular de Aveiro. Parece que toda a população se junta na zona da Praça do Peixe, dando uma animação pouco vulgar à cidade. Este ano, o habitual concerto trouxe a Aveiro José Cid, renascido em 2006 com um album compilando alguns dos seus grandes temas. O concerto (ou festa como ele preferiu chamar) foi muito concorrido e, como não poderia deixar de ser, marcado por algumas das frases que caracterizam a carreira do artista:

"Costumam perguntar-me nas entrevistas se sou um cantor romântico. Não sou. Os cantores românticos têm mau hálito e a pila curta"

"Para com essa merda da banana, ou vou-me embora" (para um elemento do público que mostrava um cartaz alusivo ao tema "como o macaco gosta de banana")


Enfim, a festa foi boa, dispensava-se era a quantidade de foguetes lançados ao longo da semana...

Hoje foi dia de taça

Top 100

A RFM divulgou no último dia do ano as 100 melhores músicas de sempre, de acordo com um inquérito realizado online. Os resultados são muito interessantes, ou talvez não. Vejamos as 10 primeiras músicas votadas:
  1. One - U2
  2. Bohemian Raphosody - Queen
  3. First day of my life - Melanie C (começa mal..)
  4. Foi Feitiço - André Sardet (!!!)
  5. Everytime - Britney Spears (!!!!!!)
  6. Imagine - John Lennon
  7. A wonderfull world - Louis Armstrong
  8. Wish you were here - Pink Floyd
  9. Hotel California - Eagles
  10. We are the champions - Queen

Importante também o 19º lugar de "Sei-te de cor" de Paulo Gonzo. Para os interessados, os resultados completos podem ser vistos aqui.