131 || EMA


O Estádio Municipal de Aveiro está de parabéns. Este ano, conseguiu gastar aos aveirenses apenas 840 mil euros. Nada mau. Afinal de contas, o que são 840 mil euros por ano? Há ainda outra boa notícia: a trajectória do défice tem vindo a diminuir qualquer coisa como 20 mil euros por ano, ou seja, lá para 2049 teremos um Estádio a custo 0.


Ironias à parte, julgo que está na hora de alguém de parte da Câmara explicar aos aveirenses o que pretende fazer daquela infraestrutura, ou seja, mostrar como é possível rentabilizar o Estádio. Suspeito que as opções nesta matéria sejam muito reduzidas. Quem o conhece sabe que não foi previsto absolutamente nada para o rentabilizar! Não há um auditório, não há espaços para lojas, não há nada à sua volta. Tirando o espetáculo futebol e a respectiva venda de camarotes (que como diz e bem o Dr. Jorge Greno deve ser competência do Beira-Mar negociar), e o restaurante é impossível apresentar um projecto de viabilidade económica para aquilo.


Sendo assim, custa-me perceber como foi aprovado um projecto que trouxe um custo que jamais se justifica. O Beira-Mar obviamente não quer aquele peso e a cidade "está-se nas tintas" para o Estádio. Pergunto-me pois, porque não pensar seriamente na hipótese de demolição de algo que, como parece evidente, nasceu de uma forma errada. Não digo que seja a solução ideal, mas não custa analisá-la de uma forma séria. 840 mil euros por ano dão para pagar muita dívida...

130 || Voz aos Sócios

129 || Erros e coincidências

O Beira-Mar desceu, e desceu bem. Foi erro atrás de erro esta época, e só houve esperança até ao fim porque, como já disse anteriormente, Aves e Setúbal conseguiram ser igualmente maus. Do que vi esta época, julgo que o Setúbal foi mesmo a pior equipa que por aí andou mas... fizeram a parte deles e ganharam na Naval.

Por falar na vitória na Naval, ao ler isto, e depois de ver isto, sinto que algo me anda a passar ao lado. Nada que não seja normal no mundo da bola.

128 || De novo...

... na segunda. Pergunto-me para que é que me preocupo, quando no final da partida vejo um vice-director do Beira-Mar em plena paródia com um amigo. E se eles não se preocupam, vou-me preocupar eu?

127 || Democracia...

Fernando Charrua, professor de Inglês que trabalhava há quase 20 anos na Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), "foi suspenso de funções por ter feito um comentário – que a directora regional, Margarida Moreira, apelida de insulto – à licenciatura do primeiro-ministro, José Sócrates."

Não tendo eu vivido durante o regime do Estado Novo em Portugal, sempre me foi ensinado o quão terrível era não poder haver "liberdade de expressão". Pergunto-me se não estaremos perante um caso similar. Um professor em Portugal é suspenso não por algum tipo de incompetência, mas sim porque, tal como possivelmente 90% dos portugueses, fez um comentário jocoso sobre a licenciatura de José Sócrates.

Socialismo brilhante o que nos governa. É com um sorriso nos lábios que me ponho a imaginar este caso com um governo de outra cor política...

126 || Um jogo...


Depois de uma época de enganos, o Beira-Mar conta com Aveiro para o jogo que pode ditar a manutenção. Pergunto-me se não irá um pouco tarde. É que depois de andar um ano de costas voltadas para a cidade, as pessoas cansam-se de só se lembrarem dos adeptos (os tais que valem 2%) quando o Clube se encontra com a corda ao pescoço. Como beiramarense, desejo naturalmente que a equipa se mantenha, embora me pareça bem claro que fomos tão maus como Setúbal e Aves. O cenário de manutenção com uma derrota no último jogo seria a confirmação de um acaso (feliz), e a atribuição de um mérito justo para a época do Paços. Os erros foram muitos, e é importante que a manutenção não os faça unicamente passar á história.
De qualquer forma, Domingo lá estaremos. Força Beira!

125 || ...

Depois de David Beckham, Abel Xavier é o mais recente reforço da equipa americana LA Galaxy para a próxima temporada.

E alguém para jogar futebol não?

124 || Talentos

"Filipe Soares Franco garantiu que o Sporting não vai vender os talentos."

A frase bem poderia ser: Filipe Soares Franco garantiu que o Sporting apenas vai vender os não talentos.

123 || Substituição

Sai Aveiro On Line (parece-me mais político que reporter), entra Dolo Eventual.

122 || Polo Nokia Siemens Networks

Ano após ano, a Universidade de Aveiro tem vindo a ganhar pontos na luta pela primazia a nível nacional na área das novas tecnologias. A inauguração do polo de investigação da Nokia Siemens Networks (NSN) é não só o reconhecimento do avanço da UA nesta matéria em Portugal, como uma excelente oportunidade de alavancar este conceito sobre a cidade.

O contributo que a UA tem dado para a dinâmica da Região é hoje um factor claramente visível, que fundamenta todos os esforços que sejam realizados para a obtenção de uma maior proximidade entre empresas (PME's) e Universidade. A aposta nas novas tecnologias tem vindo a ser uma aposta ganha, embora muitas outras áreas apresentem um potencial que permita a Aveiro colocar-se como uma das 3 regiões mais empreendedoras do País. A título de exemplo, a área da energia.


Mais informações aqui ou aqui.

121 || Os Horários da Bola

Num futebol tão rico como o nosso, a Liga Portuguesa de Futebol faz questão que não tenhamos hipótese de perder um único jogo. Esta só pode ser a razão pela qual cada jogo tem a sua hora. Nada de jogos em simultâneo. Quero poder ver o Paços às 4, o Estrela às 5 e o Aves às 6. Por outro lado, temos os maus exemplos das ligas estrangeiras. Esta jornada em Itália, todos os jogos são às 15 horas. Inacreditável. Em Espanha, jogou ontem o Barcelona, joga hoje o Real Madrid às 21h. Todos os outros jogos, são às 17 horas. Já em Portugal, o Beira-Mar abriu a jornada na sexta às 20h30, no Sábado mais 3 jogos, todos eles a horas diferentes, e para terminar em grande temos no Domingo um jogo às 16h, outro ás 17h, outro às 18h e mais um às 20h15. Desde há muito tempo que quem manda no futebol não é o triste que vai ao Estádio, mas o que fica em casa no sofá. E desde que isso dê mais uns trocos para importar uns brasileiros, ficamos todos contentes.

120 || Vencer


Para os aficcionados da Gestão, recomendo vivamente uma leitura deste livro. Jack Welch terá sido possivelmente o maior gestor da segunda metade do século XX, na qualidade de Presidente Executivo da General Electrics. De uma forma extremamente simples, Jack Welch explica alguns dos segredos do sucesso obtido na sua vida profissional. Vale a pena a leitura.