161 || Notas (2)

1. O caso do financiamento da Somague ao PSD levanta a velha questão dos financiamentos partidários. O início da promiscuidade entre poder político e vida empresarial tem aqui o seu início. Qual o interesse de uma construtora financiar um partido político?

2. O jogo de ontem do Liverpool para a Champions League começou com o hino do Everton a ser tocado, em homenagem ao jovem adepto de 11 anos assassinado. Os adeptos ouviram, aguardaram o minuto de silêncio e aplaudiram. A Inglaterra está a anos-luz de Portugal em termos de Fair-Play. Recordo-me do ano passado, a claque do Porto cantar o habitual insulto ao Benfica durante o minuto de silêncio em homenagem a Manuel Bento. Sobre esse incidente, a direcção do Porto nem se dignou a fazer qualquer comentário.

160 || Notas

1. Notável título mundial no triplo salto. Grande Nélson Évora!

2. Mais um caso de morte súbita no futebol, desta vez Antonio Puerta, um dos mais prometedores jogadores do futebol espanhol. Fez-me lembrar Miki Fehér, um jogador que sempre me foi particular querido.

3. O retomar dos trabalhos das modalidades amadoras do Beira-Mar. Dá gosto ver o pavilhão com aquele movimento. Obviamente que a dimensão (e nome) do clube é dada pela equipa de futebol, e essa deve ser sempre a grande prioridade. Mas é naquele espaço que cada vez mais me identifico com o orgulho beiramarense.

159 || O reino encarnado

A nação benfiquista é única. Claro que todos os adeptos dizem o mesmo, mas consigo vislumbrar qualquer coisa de diferente no reino encarnado.

Tudo isto por causa do recente despedimento de Fernando Santos. Era evidente o divórcio entre adeptos e treinador. Diria que desde o primeiro dia. Após um empate na estreia com o Leixões, eis a notícia pelo qual todos os adeptos ansiavam: José António Camacho é o novo treinador do Benfica. Cerca de 4 mil adeptos (!) acorrem ao centro de estágios no Seixal para ver o primeiro treino da nova era.

Curioso como poucos questionam a forma como o clube tem vindo a ser gerido (desportivamente falando). Numa equipa altamente profissional, não se compreende como um treinador é despedido após uma jornada do campeonato. Das duas uma: ou o presidente confia no treinador e na equipa que lhe deu, ou se não confia procura alguém no ínicio para a nova época. Acredito que Camacho possa ser um nome mais indicado que Fernando Santos, mas desconfio cada vez mais das aptências do presidente do Benfica para gerir o seu futuro desportivo.

Mais interessante ainda, foi a esclarecedora entrevista de Fernando Santos à RTP. Ficámos a saber, por exemplo, que Di Maria e Freddy Adu foram contratados porque o treinador decidiu ficar de madrugada a ver uns jogos do mundial de Sub-20 e, por acaso, gostou dos jogadores. Ou que Simão foi vendido sem haver uma única alternativa prevista. Se isto não é amadorismo, pouco parece.

158 || O Farol

Portugal é um país engraçado. Traçamos prioridades, encomendamos estudos e definimos planos estratégicos como poucos países. Como por exemplo o Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT). Até 2015 temos objectivos bem definidos a serem atingidos. Pergunto-me, até porque não sabemos quem nos governará até lá, o que irá acontecer caso os objectivos não sejam atingidos. Possivelmente nada, como de costume.


Ninguém duvida que o Turismo é uma importante fonte de receitas, e acredito que deva ser encarado como um sector estratégico. Aveiro por exemplo, pode ter um papel importante pela diversidade que oferece a quem visita a região. Não deixa de ser curioso como numa altura em que recebemos tantos turistas, um dos principais ex-libris da região - o Farol da Barra - não esteja permanentemente aberto ao público. Tive nestas férias a oportunidade de visitar a fortaleza de Sagres. Paguei 1,5€, tirei umas fotos e vim-me embora. Simples. Curiosamente vivo em Aveiro há 27 anos e nunca tive a oportunidade de visitar o nosso Farol.


Por muitos planos estratégicos que façamos, parece-me elementar que de uma forma permanente falhamos nas coisas mais simples. Como o caso dos museus fechados aos Domingos e Feriados

157 || A Frase do Ano

"Com a tua equipa, dava três golos de avanço"

Jorge Jesus para Bernd Schuster depois das críticas deste à atitude defensiva do Belenenses.

Férias...














Não sei se "Allgarve", eu pelo menos, cá vou allgarvando.

Boas férias ou, se for caso disso, bom trabalho.

155 || Rescaldo

Foi uma agradável surpresa a adesão registada na AG do Beira-Mar de ontem. É certo que foram mais de 200 assinantes a requerer a mesma, mas em função do período do ano que nos encontramos ter cerca de 150 associados presentres foi a primeira vitória do Movimento 1922.

Quanto ao conteúdo, julgo que a maioria dos assuntos foram abordados. Parece ter ficado claro que a direcção vai deixar o clube numa situação económica (e não financeira) pior do que a encontrou, e mais distante dos seus associados. Esta é a principal falha a ser apontada.

Não percebo (ou se calhar até percebo) como é possível que as respostas da direcção apenas sejam dadas pelo Presidente Adjunto, Dr. Caetano Alves. Nem para dizer boa noite o Presidente da Direcção se dignou a dirigir aos associados. Esta postura pareceu-me absolutamente descabida, dado o elevado tom com que decorreram as intervenções. Era o mínimo exigível.

Curiosamente um dos assuntos que se esperava obter uma resposta não foi colocado por nenhum associado (julgo que por esquecimento), ficando-se sem saber da continuidade ou não do Dr. Caetano Alves.