169 || Memória curta

Pinto da Costa veio naturalmente mostrar a sua indignação ao penalty concedido ao Benfica frente ao Estrela da Amadora. Correctíssimo.

Como a memória parece ser algo curta, aqui fica o link para um vídeo que mostra como foi oferecido o penalty o ano passado que evitaria a derrota do Porto frente ao Atlético no último minuto do jogo. A única diferença, é que Quaresma falhou...

No meio disto, quem se "lixa" são sempre os mesmos.

168 || Amanhã

167 || Depois da derrota

Capa ilucidativa do Jornal Marca depois da surpreendente derrota dos actuais campeões do mundo de basquetebol em casa frente à Russia. A imagem mostra a festa russa depois de Pau Gasol falhar o lançamento que daria a vitória no último segundo de jogo.

166 || A marca lisboa

Bem sei que este post já vem com umas semanas de atraso, mas já lá diz o ditado, antes tarde que nunca. A história parece para rir, mas aconteceu numa reunião do executivo de Lisboa. José Sá Fernandes, o vereador do Bloco de Esquerda que se coligou com António Costa para a Câmara Municipal de Lisboa, apresentou algumas propostas verdadeiramente inovadoras para resolver o déficit da autarquia. O Zé, como é tratado pelos amigos, confessa que "até já teve algumas conversas com o Instituto de Agronomia para pôr as vinhas e as oliveiras da Tapada da Ajuda a produzir vinho de mesa e azeite".

A ideia é «pensar em coisas novas para valorizar o potencial da cidade», explica Sá Fernandes, que descobriu recentemente que «se pescam no Tejo mais de 40 toneladas de amêijoa por dia». O vereador só está à espera de saber se o bivalve tem qualidade para dinamizar a sua venda.

Há duas coisas que me preocupam nesta notícia: a primeira é obviamente o seu conteúdo. A solução para o rombo das autarquias está... na venda do bivalve, azeite e vinho de mesa. Isto dito pelo Ricardo Araújo Pereira punha o país a rir. A segunda preocupação vem do quase nulo feedback que tal proposta teve na opinião pública, por uma razão: apenas vi um orgão de comunicação social falar sobre o assunto. Aqui. Pergunto-me o que seria desta alarvidade dita por outra força política, nomeadamente da direita.

Dr. Élio, não há muito para inventar. Toca a vender moliço!

165 || Indecente

Não tem outro nome. Hermínio Loureiro refere-o, e bem, no seu blog. A transmissão do Mundial de Rugby é um serviço público, que a RTP devia ter assegurado. Esta é a única razão pela qual defendo que deve existir uma estação pública: para fazer chegar aos portugueses, programas que não dependem de share televisivo. Se for para novelas e futebol já temos que baste.

164 || Dívida paga com dívida

Muita atenção a este negócio. Câmara Municipal e Beira-Mar parecem estar e encontrar uma forma de resolver a pesada herança deixada pelo executivo socialista. Em causa parece estar um complexo negócio de terrenos e a passagem da gestão do Estádio Municipal para o Beira-Mar. Numa primeira leitura: o Beira-Mar poderá fazer um importante encaixe financeiro para liquidar a dívida da Câmara, mas parece-me que irá assumir uma despesa mensal perigosa. Pergunto-me: será o fim da EMA?

163 || Dalai Lama a porta

Nem Governo, nem Presidente da Republica vão receber o Dalai Lama, prémio nobel da paz. A explicação é obvia: trata-se de uma tentativa de não arranjar qualquer incidente diplomático com a China. Na prática, trata-se de um atitude vergonhosa. Se um ditador como Fidel Castro merece honras de estado, porque é que alguém que luta contra a ocupação chinesa do seu país não há-de merecer?

162 || Brilhante

Portugal está a viver uma fase de ouro a nível desportivo. Depois dos brilhantes feitos de Nélson Evora e Vanessa Fernanades, a selecção portuguesa de basquetebol qualificou-se para a segunda fase do Eurobasket que está a decorrer em Espanha. Se a simples presença já foi, por si, uma vitória, esta qualificação tem o sabor de uma medalha. Agora há que disfrutar, e ganhar "calo" nestas competições.

Destaque também para a participação dos "lobos" no campeonato do mundo de Rugby, e para os próximos dois jogos (decisivos) da "Selecção Portuguesa" de Futebol.