281 || Para o meu amigo Fred

Desafiado a comentar as incidências do último Benfica-Sporting da taça da liga, confesso que apenas por manifesta falta de tempo não o fiz mais cedo. E também porque estou a achar alguma piada onde isto vai acabar. Como entretanto vem aí a Selecção Nacional parece que a poeira está a assentar e o tag "Lucílio" vai finalmente perdendo força pela net fora.

De uma forma evidente não há penalty no lance que dá o empate ao Benfica. Da mesma forma que esse lance marca de uma forma inegável o desfecho do jogo. É por essa razão que muito raramente os árbitros se atrevem a dar o benefício da dúvida a quem ataca. A lei diz que em casos de dúvida em fora-de-jogo seja beneficiado o ataque. A prática diz que são beneficiadas as defesas. Um fora-de-jogo mal assinalado passa despercebido, enquanto um golo marcado em fora-de-jogo é um atentado ao trabalho das equipas.

Deixando as filosofias de lado, o Sporting pode sentir razões de queixa de Lucílio Baptista? Pode. Mesmo que quem viu o jogo também possa dizer que o Polga devia ter sido expulso, ou que o lance que dá o primeiro golo do Sporting nasce de uma falta de Vukcevic. Mas mesmo assim esse é o lance chave do jogo. Da mesma forma que o penalty inexistente no Dragão é o lance chave que está na base do empate do Benfica no Porto. Ou o fora-de-jogo de Vukcevic no golo contra o Rio Ave (apitado pelo Lucílio, mas o Rio Ave não vende tanto jornal). E por ai fora...

Erros sempre existiram e irão existir. A verdade é que a reacção do Sporting denota a frustração de ter perdido a única esperança de conquistar alguma coisa este ano. Pelos vistos a taça da liga valia mais do que aquilo que se pretendia fazer crer.

PS: Já agora aconselho vivamente a ver este vídeo. Está fantástico! E agora vou fugir que meti na TVI e a Manuela Moura Guedes está a falar com o Vasco Pulido Valente. Parece um diálogo de autóctones.

280 || Grandes Jogadores - Fernando Redondo

Desde miudo que sempre fui um aficionado pelo desporto em geral, embora com clara primazia para o desporto-rei (futebol) e para o basquetebol. Ainda hoje estou para perceber o porquê de ter escolhido o basquetebol para praticar em termos de competição. Apesar de sempre ter tido algum jeito para a coisa, até era no futebol que me era reconhecido mais talento. Mas enfim, a opção foi feita, e hoje já não há como voltar para trás.

Vem este assunto no seguimento de ter lido um texto há pouco tempo, onde era lembrado um jogador que sempre achei fabuloso: Fernando Redondo. A malta mais nova possivelmente já não se lembrará dele, mas os que são da minha geração seguramente que se recordam desse fantástico médio do Real Madrid. Executava uma posição que habitualmente é conotada com "sarrafeiros" com uma elegância incrível. São jogadores que marcam épocas e que nos fizeram ficar colados horas à frente da televisão. Deixo aqui o desafio a quem por aqui passa para partilhar alguns desses jogadores que de alguma forma marcaram um pouco da história do futebol. Eu assim o farei quando me lembrar de alguém que mereça tal referência.

Aqui fica um vídeo de um dos grandes momentos de Fernando Redondo pelo Real Madrid em pleno Old Trafford:


279 || Pois..


É sempre interessante seguir a imprensa espanhola, que consegue ser 10x mais facciosa que a nossa.

278 || Pequenas Diferenças

Ontem no programa “A Quadratura do Círculo” na SIC Notícias, Luís Lobo Xavier tocou na ferida quanto ao assunto da casa comprada pelo nosso primeiro-ministro a metade do preço de outras fracções idênticas. É importante dizer que há neste país centenas de processos levantados pelo Ministério das Finanças a comuns cidadãos por presunção de fraude na declaração do preço de imóveis com o objectivo de fuga aos impostos. E não estamos a falar de diferenças de centenas de milhares de euros. Curiosamente quanto a este caso parece que tudo se resume a um bom negócio, como se apenas sua Exa. “Eng.” José Sócrates tenha o dom de poder fazer bons negócios. É por estas e por outras que cada vez as pessoas acreditam menos na democracia, ou pelo menos neste tipo de democracia.