154 || Assembleia Geral

153 || Francês com cérebro quase "ausente"

"As imagens de ressonância magnética de um homem francês revelaram que tem um "cérebro praticamente ausente", segundo a revista britânica "The Lancet" publicada na sexta-feira.

Examinado por médicos do hospital francês de La Timone, em Marselha, sabe-se que o homem de 44 anos é funcionário público, casado e pai de dois filhos, mas o seu nome não foi revelado. Lionel Feuillet, neurologista, contou que a ressonância magnética mostrou "imagens muito infrequentes, com cavidades ventriculares enormes", pelo que foi diagnosticada uma hidrocefalia não comunicante, registando-se um aumento da quantidade de líquido na cabeça."

Fonte: JN

152 || As finanças do futebol português...

... em resumo nos próximos dias.

151 || Afinal quem manda?

Há atitudes inexplicáveis. Esta é uma aberração política.

Saber de uma intenção de um executivo através do presidente de uma concelhia política não passa na cabeça de ninguém.

150 || Não será tempo de dizer chega?

Portugal tem nos ultimos anos registado resultados muito interessantes no Futebol. Estamos entre as 7 melhores selecções do mundo, conseguimos ser vice-campeoes europeus e 4.º classsificados num campeonato do mundo. O Porto de Mourinho sagrou-se vencedor da taça UEFA e da liga dos campões. Muito bom e prestigiante para a dimensão do nosso país.

Acontece que se pusermos num prato da balança os bons e maus exemplos, duvido que ela caia para a parte positiva. Ninguem gosta de perder, mas não há nada como poder sair de um jogo ou de uma competição de cabeça levantada. O exemplo dos miudos Sub-20 no Canadá foi mau demais, e envergonha um país. Assim como o soco do João Pinto no Mundial de 2002. Ou os balneários partidos há 3 anos depois de eliminar a França. Ou, ou, ou...

Se por um lado é importante garantir a qualidade das gerações futuras do futebol português, parece-me elementar que a principal preocupação de uma Federação seja ensinar os jogadores a respeitar o símbolo que representam. Parece-me uma matéria onde o próprio Presidente da República deveria ter algo a dizer.

149 || Wii Addicted (2)

Nada como as evidências para dar razão a um post :)

148 || Wii Addicted

Durante muito tempo aguardei com alguma expectativa o lançamento da nova Playstation 3. O sucesso da sua antecessora deixava antever uma aposta facilamente ganha pela Sony. Passados mais de 4 meses, a PS3 tem sido o que se pode chamar de "fiasco". As razões são simples de perceber. Em primeiro lugar, o lançamento da consola a um preço demasiadamente selectivo. Historicamente, os consumidores sabem que é um erro comprar uma tecnologia recém-lançada (lembram-se dos 100 contos pedidos pela Sega Saturn?). Para além do preço baixar no espaço de 6-7 meses, nunca se sabe o sucesso que a consola terá. 600 euros é um risco bastante elevado. Em segundo lugar, o marketing falhou redondamente (pelo menos em Portugal). Não foi marcada uma data concreta de lançamento que habitualmente cria uma euforia, por vezes não justificada (ver exemplo do iPhone). Por fim, e possivelmente a principal razão, não há jogos!! Dificilmente alguém investe (ou gasta, consoante a perspectiva) 600 euros sem uma diversidade minimamente razoável de conteúdos! Há ainda a dúvida blu-ray, numa altura em que o DVD ainda se encontra numa fase de maturidade.


Numa luta que parecia destinada entre PS3 e Xbox, a Nintendo optou por uma estratégia diferente, que tem vindo a revelar-se acertada. Ao invés de dar mais do mesmo, a inovação deu-se na interactividade que a Wii oferece ao jogador. E que ideia fantástica! Tive a oportunidade de experimentar este fim-de-semana, e fiquei absolutamente rendido. É uma excelente forma de diversão com um grupo de amigos (requer apenas uma TV e espaço) por metade do preço oferecido pela PS3. Recomendado :)

147 || A tal "pessoa de bem"

Existe um preceito contabilístico que obriga que qualquer dívida de uma entidade pública não possa ser contabilizada como de "cobrança duvidosa". O Estado é encarado como uma "pessoa de bem", cuja cobrança não pode ser questionada. Obviamente que o legislador não é fornecedor da maioria das autarquias nacionais...

Passando à frente, a UE veio hoje intimar o Estado a abolir a incidência do IVA sobre o Imposto Automóvel. É caso para dizer, obrigado Bruxelas! Este é um exemplo emblemático de como o Estado está muito longe de ser a tal "pessoa de bem". Sobre um bem, neste caso o automóvel, o Estado cobra um imposto específico (o IA), cobrando ainda outro imposto sobre a soma das parecelas anteriores, ou seja, tributando por duas vezes o mesmo bem. Se isto não tem sido um roubo, não sei como se chamará.

146 || Taça América

Depois dos Jogos Olímpicos e do Campeonato do Mundo de Futebol, a Taça América é a terceira competição mais vista em todo o mundo. Tentei ver este ano uma regata, e adormeci. Gostos...