O João Oliveira lançou-me um desafio, que quase me ia obrigando a correr rapidamente a uma livraria. Isto porque depois de concluir uma pós-graduação, determinei para mim uma espécie de celibato na literatura (com excepção d' A Bola e do Semanário Económico), que felizmente não cumpri graças a este senhor.
Alan Greenspan lançou uma biografia intitulada por "A Era da Turbulência", onde relata a sua experiência como presidente da Reserva Federal durante mais de 15 anos. Obviamente, o facto da sua presidência ter coincidido com o fatídico 11 de Setembro torna o relato sobre os diversos mecanismos financeiros bastante mais interessante.
Como manda a praxe, aqui fica a quinta frase da página 161 (que é precisamente a que termina um capítulo!): " No entanto, a sentença acerca do planeamento central foi proferida. E é inquevocamente negativa". Esta frase contextualiza-se pela experiência positiva na União Soviética com a abertura ao tão temível capitalismo selvagem.
Embora por vezes com uma linguagem algo técnica, recomendo o livro pela excelente visão que nos fornece dos diversos contextos políticos em função dos ciclos macroeconómicos.
0 comentários:
Enviar um comentário