A partir de hoje, passo a publicar todas as terças feiras um artigo sobre futebol.

Hoje foi dia de Bayern-Real Madrid. Mais uma vez o futebol deu uma prova de ser um jogo muito pouco justo. O Real nada fez para merecer o empate, foi na maior parte do jogo uma equipa submissa ao Bayern, mas não bastava ter uma constelação de galáticos no ataque, ainda teve a preciosa ajuda de Khan. E assim, consegue transformar um resultado adverso, num muito mais confortável deixando antever uma segunda mão mais tranquila para os merengues.

Quanto ao resto dos jogos de hoje, Arsenal e Milan têm tudo para passar a proxima eliminatória, depois de terem vencido o Celta (3-2), e empatado frente ao Sparta (0-0) ambos fora. Lokomotiv e Monaco deixam tudo em aberto depois de uma vitória dos russos por 2-1 em casa.

Amanhã é dia de Porto-Manchester. Grande jogo sem dúvida. Aqui está um bom teste à equipa do Porto, que na minha opinião vem praticando um futebol pouco mais que mediano, mas mais que suficiente para ainda estar invicto na Superliga. Mas os jogos da Taça dos Campeões são totalmente diferentes. Outra motivação, outra pressão, e muitos olhos por toda essa Europa fora (será que Deco aparece?).

A nível nacional, este fim-de-semana praticamente fechou as contas quanto ao vencedor da Superliga. Apesar de ainda faltarem muitos jogos, a diferença pontual entre o Porto e os seus adversários parece não deixar muitas dúvidas sobre a vitória da equipa de Mourinho.

Quanto ao Benfica... Creio que o Benfica está no caminho correcto. A equipa tem indiscutivelmente elementos de qualidade (era algo que já não via há uns anos) apesar de alguns jogadores ainda uma grande margem de progressão. Quinta-Feira o Benfica recebe o Rosenborg, num jogo onde é fundamental o apoio dos adeptos . O sorteio foi bastante favorável, e deixa pelo menos uma legítima ambição de seguir em frente na taça UEFA.
O Benfica encara este jogo depois de mais um tropeção na Madeira frente ao Nacional. Não é normal discutir as opções do treinador, mas pareceu-me que Camacho se enganou no último fim-de-semana. Trocar uma dupla de centrais, que até tinha estado bem, e colocar Luisão e Hélder, ambos com falta de ritmo, pareceu-me um erro crasso. Fernando Aguiar não tem visivelmente qualidade para envergar a camisola encarnada. Andersson, emprestado ao Beleneses, sempre me pareceu um jogador de qualidade, que apesar de não ser muito ulitilzado era uma alternativa de qualidade à posição de Tiago. Qual terá sido a razão deste empréstimo? Apesar de tudo, acho que Camacho seria o homem indicado para continuar à frente da equipa. Não por ser um treinador de excelência, mas porque é um homem que fala do que sabe, e tem personalidade e reputação para ser um líder de uma equipa jovem como a do Benfica. Creio que ele só colocará a hipótese de continuar se a equipa conseguir pelo menos o 2º lugar.

Nota: O futebol português tem motivos para sorrir. Jorge Cadete, essa grande referência do nosso futebol e dos reality-shows, voltou aos relvados pela equipa escocesa do Patrick Thistle.

0 comentários: