158 || O Farol

Portugal é um país engraçado. Traçamos prioridades, encomendamos estudos e definimos planos estratégicos como poucos países. Como por exemplo o Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT). Até 2015 temos objectivos bem definidos a serem atingidos. Pergunto-me, até porque não sabemos quem nos governará até lá, o que irá acontecer caso os objectivos não sejam atingidos. Possivelmente nada, como de costume.


Ninguém duvida que o Turismo é uma importante fonte de receitas, e acredito que deva ser encarado como um sector estratégico. Aveiro por exemplo, pode ter um papel importante pela diversidade que oferece a quem visita a região. Não deixa de ser curioso como numa altura em que recebemos tantos turistas, um dos principais ex-libris da região - o Farol da Barra - não esteja permanentemente aberto ao público. Tive nestas férias a oportunidade de visitar a fortaleza de Sagres. Paguei 1,5€, tirei umas fotos e vim-me embora. Simples. Curiosamente vivo em Aveiro há 27 anos e nunca tive a oportunidade de visitar o nosso Farol.


Por muitos planos estratégicos que façamos, parece-me elementar que de uma forma permanente falhamos nas coisas mais simples. Como o caso dos museus fechados aos Domingos e Feriados

2 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro,

Mais uma observação pertinente. Deixe-me que lhe diga, que o PENT que fala é uma vergonha política deste país. Algumas regiões, entre as quais a de Aveiro, são absolutamente esquecidas pelo documento, como se o turismo não fosse uma mais-valia para todo o país. Há vida para além do "Allgarve", ou não?

Respeitosos cumprimentos.

Francisco Dias disse...

Há vida para além do Allgarve, e cada vez deve haver mais. O Algarve tem obviamente características priveligiadas no turismo de Verão,mas quanto mais conheço o interior do País, mais vejo o potencial que está por aproveitar. Tudo depende do segmento de mercado que queremos atacar.

Devolvo os cumprimentos.