Futebol

1. O Benfica festejou o fim-de-semana passado os seus 100 anos. Fascinante o que num século foi criado. Um clube com uma grandeza ímpar em Portugal, com uma força mobilizadora sem igual. Está no entanto a pagar o preço da importância que tem, tendo sido utilizado por pessoas não para dignificá-lo, mas sim para se auto-promoverem (e não falo só de Vale e Azevedo. Já Manuel Damásio foi das piores coisas que podia ter acontecido).

2. Para festejar o centenário, o Benfica viu mais complicada a sua vida no que diz respeito ao 2º lugar. Perdeu pontos para o Sporting, ao conceder um empate em casa com o Moreirense. O futebol é um jogo incrível, e quanto mais uma equipa está em baixo, mais parece que a sorte lhe foge. Vi o Sporting frente ao Marítimo em grandes dificuldades (apesar de tudo pela 2ª parte o resultado é justo), vi o Porto a jogar o que já vem sendo habitual na Superliga, ou seja, nada de particularmente impressionante e a conseguir a vitória num golo cheio de felicidade. Vi também o Benfica a fazer uma primeira parte muito boa, prejudicado com um erro de arbitragem clamoroso, e a sofrer um golo imerecido por uma equipa que não obrigou Moreira a fazer uma defesa. Como se não bastasse ainda mandou duas bolas aos ferros... de facto assim não há equipa que resista.

3. José Veiga parece que vai assumir a direcção do futebol do Benfica. Aqui algo que por exemplo não se passaria no Futebol Clube do Porto: um assumido adepto de outra equipa assumir a direcção do seu futebol. Para além do mais, é uma pessoa com interesses pessoais no futebol. Não parece ser de facto uma escolha ideal, apesar de ter a vantagem de saber mexer-se no futebol actual.

4. Hoje o Benfica joga em Trondheim frente ao Rosenborg. Vai ser com certeza um jogo extremamente difícil. Camacho disse aquilo que toda a gente sabe, mas que não é frequente um treinador assumir: "É claro que a minha equipa não sabe defender. Por isso é fundamental marcar um golo". Vamos todos torcer para que assim seja. E pensar que a eliminatória já podia estar resolvida...

Nota: Já enoja ouvir o Presidente do Sporting falar do sistema. Ele até pode ter muita razão no que diz, mas se tem assim tanta certeza porque é que andou até agora aliado ao Porto?

0 comentários: