Por isto. Com o fim da Liga de Clubes, a Federação Portuguesa de Basquetebol viu-se novamente com o encargo de organizar a principal competição desportiva da modalidade. Sempre atribuí uma das prinicpais causas do fracasso da Liga à criação de "aberrações desportivas". Ver um Benfica x Lusitânia não é como ver um Benfica x Porto. O problema é que nos últimos anos apareceram muitos "Lusitânias" que não trouxeram qualquer emoção à competição. Não faz sentido que um jogo do CNB2 tenha mais gente a assistir aos jogos que um jogo da principal liga de clubes. O pior é que acontece! E porquê? Porque um Beira-Mar ou um Galitos têm muito mais tradição na modalidade que uma Lusitânia ou um Santarém Basket (já para não lembrar o Aveiro Basket). Da mesma forma, na Proliga ficaram equipas como o Illiabum, o Queluz, o Sangalhos ou o Esgueira com um imenso historial e com raizes junto dos seus adeptos.
O formato escolhido pela Federação para a principal divisão trouxe uma estranha novidade, que são as jornadas cruzadas com a Proliga. Justificou-se esta medida como um "rebuçado"para as equipas da divisão secundária, que poderiam medir forças com as principais equipas do nosso país. Acontece que resultados como este em nada abonam a modalidade e obrigam a repensar o modelo. Antes que seja tarde demais...
Adenda: E para me dar mais razão, aqui fica isto.
266 || O optimismo
Se há algo que José Sócrates não pode ser acusado é de falta de optimismo. Num dos seus discursos mais recentes aponta 2009 como o ano da baixa das taxas de juro ou da inflação. O sector automóvel vai ter um plano de apoio de 900 milhões de euros! Tudo boas notícias para os portugueses, que finalmente vão ver aumentado o seu poder de compra. A demagogia atingiu o seu limite. Importa perceber que todas estas notícias derivam de uma causa única: a tremenda crise mundial, que vai afectar e muito os portugueses. A começar pelos postos de trabalho. Mas até nisso há "boas" notícias. Espanha está (e vai estar) muito pior que nós... Incrível.
265 || Chinese Democracy
264 || O special one
Publicada por
Francisco Dias
on 12/02/2008
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda,
mourinho
/
Comments: (0)
Portugal idolatra Mourinho. Vemos nele um exemplo de afirmação de um dos nossos no mundo do futebol. Rapidamente a nossa imprensa, até aqui muito atenta à evolução do Chelsea passou a fazer manchetes com os resultados do Inter. Do lado de Mourinho, num dia em que Cristiano Ronaldo ganha a Bola de Ouro, temos o devido reconhecimento com frases como esta: "Preferia que tivesse sido um dos nossos". Os "nossos" são neste caso os jogadores do Inter. Fica-lhe bem...
263 || O pior
O problema da avaliação de desempenho é precisamente este. Passamos a conhecer os melhores e os piores. Ou querem lá ver que o Financial Times também virou oposição?
262 || ...
Fátima Felgueiras foi hoje condenada a 3 anos de prisão com pena suspensa e suspensão do seu mandato de autarca na Câmara de Felgueiras. Tudo isto graças ao seu envolvimento no famoso "saco azul". Ao sair do tribunal dava a impressão que tinha sido Fátima Felgueiras a condenar o Tribunal, e não o contrário. Nada tinha ficado provado, pelo que me interroguei porque raio afinal a senhora tinha sido condenada.
Mas o pior nem é isto. Como é de esperar a defesa de Fátima Felgueiras irá colocar o recurso, o que significa a suspensão da pena até que o recurso seja analisado. Este processo pode ser arrastado por mais um ano (!), ou seja, terminando apenas depois das eleições autárquicas que irão decorrer em 2009. Significa isto que quando foi analisado o recurso, e caso o Tribunal confirme a suspensão do seu mandato, Fátima Felgueiras já terá levado o mandato até ao fim. O funcionamento da nossa justiça é uma vergonha...
261 || 5000
Publicada por
Francisco Dias
on 11/03/2008
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda,
Benfica
/
Comments: (1)
Uma obra de arte o golo 5000 do Benfica na primeira divisão. São estes momentos que (ainda) fazem do Futebol o desporto rei.
260 || "Novo" motor de busca
Tem a particularidade de ser algo "sensível"a palavras como "Porto" ou "SCP". Aqui.
259 || Rica SAD
Publicada por
Francisco Dias
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda
/
Comments: (0)
Esta notícia dá-nos a resposta do porquê da necessidade de ganhar a todo o custo. Quando tanto se fala do escândalo sobre os salários dos administradores das empresas portuguesas, não percebo o silêncio sobre estas notícias. 75 mil euros por mês para administrar uma SAD...
258 || Justa homenagem
20 anos após o seu falecimento, Carlos Paião é recordado através deste album, que faz uma justa homenagem ao músico. Na altura tinha apenas 8 anos, mas recordo-me perfeitamente de ouvir temas que ainda hoje parecem actuais. É esta capacidade de fazer música intemporal que diferencia os grande músicos, entre os quais Carlos Paião tem um lugar reservado.
257 || Já começou!
A melhor competição desportiva de todo o mundo. Três resultados da noite de ontem:
Cleveland 85 @ Boston 90
Milwakee 95 @ Chicago 108
Portland 76 @ Los Angeles 96
Os meus favoritos: Celtics, Lakers, Spurs
Os meus "underdogs": Pistons, Cavaliers, Mavericks, Suns
Destaque para a primeira participação dos Thunder de Oklahoma City que vêm substituir os extintos (e míticos) Supersonics de Seattle
256 || Oh tempo, volta pra trás
Para comemorar o décimo aniversário, o Google recuou no tempo e foi buscar a versão de Janeiro de 2001. "Por razões técnicas muito chatas de explicar", diz o Google, não foi possível trazer de volta a primeira versão, a de 1998. A de Janeiro de 2001 é a mais antiga que se pode recuperar, e pode ser consultada através deste link.
254 || O problema da imigração
O secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança, Leonel Carvalho, atribuiu hoje parte da responsabilidade do aumento da criminalidade ao problema da imigração. No fundo tocou num ponto sensível, mas que a política tem assumido a posição mais cómoda de ignorar o assunto. Parece-me uma observação lógica e pertinente. A imigração tem assumido um papel importante na dinamização da nossa economia, e é algo que devemos aceitar como natural. A nossa história assim o obriga, pois convém não esquecer o papel dos nossos emigrantes. O problema reside quando "escancaramos" as portas de entrada no país para pessoas com perspectivas reduzidas de integração. Assim acontece com muitos trabalhadores que arranjam um qualquer trabalho temporário e que, findo esse trabalho, ficam ao abandono. Portugal, como qualquer outro país, tem uma capacidade limitada de integração de imigrantes, que pode e deve ser fixada. Para bem dos que cá vivem, e dos que para cá querem vir. Deixar tudo como está é um incentivo à miséria, pelo que o aumento da criminalidade, conforme diz Leonel Carvalho, acaba por ser uma consequência natural do ponto a que chegámos.
253 || Dia Negro em Wall Street
252 || Voltou a promoção do mérito
Publicada por
Francisco Dias
on 9/02/2008
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda
/
Comments: (0)
Sempre fui um defensor de Scolari. Por muito que custe aos seus críticos, os resultados recentes da selecção não dão outra alternativa. Scolari apostou na criação de um grupo coeso, aquilo a que ele chamava a família da selecção, com um núcleo de 17-18 jogadores fixos, deixando pouca margem aos que tentavam a ambicionavam pertencer à família. É uma opção discutível, mas que teve resultados.
Com Queiroz estamos perante uma nova filosofia na selecção. É convocado quem merece, quem no dia-a-dia dá garantias de estar em melhor forma. Tem os seus prós e contras, mas é essencialmente uma opção mais justa para os jogadores, e incentiva-os a melhorar. Portugal foi afastado do último Mundial da forma que se viu, com um guarda-redes em excelente forma no banco de suplentes, e um titular que não alinhava no seu clube. Veja-se também o exemplo de Danny, que espantou o mundo do futebol com a sua transferência de 30 Milhões no campeoanto russo. Dick Advocaat não teve dúvidas quando disse tratar-se do melhor médio do campeonato, e depois do jogo contra o Manchester, todos nós ficámos a perceber que talvez tenha a sua razão. O que é certo é que logo na primeira convocatória Carlos Queiroz não teve dúvidas na sua chamada. Mesmo antes da transferência se verificar. É caso para perguntar: para onde andou Scolari a olhar durante 4 anos?
251 || Ainda os JO
Publicada por
Francisco Dias
on 9/01/2008
Etiquetas:
Jogos Olímpicos
/
Comments: (1)
Foi um dos acontecimentos do ano, pelo que deixo aqui o que mais e menos gostei no evento:
+
+
- A medalha de ouro de Nélson Évora;
- A medalha de prata de Vanessa Fernandes;
- A cerimónia de abertura. Formidável;
- O Usain Bolt a correr os 100m;
- As 8 medalhas de Micheal Phelps;
- O golo da final de futebol de Di Maria;
- A final da basquetebol. Um jogo para a história.
-
- A prova de Naíde Gomes. O que se passou??
- O episódio da substituição da menina chinesa na cerimónia de abertura. Ridículo (convém lembrar que a China é um regime comunista, onde supostamente não existem classes sociais. Ficámos a saber que as pessoas são escolhidas pelas classes dentárias);
- A má prestação de Vicente Moura. De um dia para outro passámos de bestas a bestiais;
- Nenhum governante se dignou a marcar presença na cerimónia de abertura. Era chato interromper as férias;
- O atleta cubano a demonstrar a qualidade do seu Taekwondo ao árbitro.
250 || A pensar assim
Publicada por
Francisco Dias
on 8/29/2008
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda
/
Comments: (1)
"Barcelona não é mais forte que nós"
A frase é de Grimi, jogador do Sporting. É a pensar assim que se sai de Espanha com uma mão cheia de golos...
A frase é de Grimi, jogador do Sporting. É a pensar assim que se sai de Espanha com uma mão cheia de golos...
249 || De volta...
Publicada por
Francisco Dias
on 8/25/2008
/
Comments: (0)
Com muito para ir escrevendo.
Até já.
Até já.
248 || Férias
247 || O empréstimo
A aprovação do empréstimo da CMA e a troca de "galhardetes" entre Élio Maia e Raul Martins vista pelo presidente da liga de futebol. A reputação do presidente da câmara continua em alta e a aprovação do empréstimo nesta ponta final do mandato será seguramente uma rampa de lançamento para um segundo mandato em 2009. A ver vamos se com, ou sem coligação.
246 || Jogos pouco olímpicos
Publicada por
Francisco Dias
on 7/30/2008
Etiquetas:
Jogos Olímpicos
/
Comments: (0)
A escolha da China para País anfitrião dos Jogos Olímpicos foi muito pouco consensual, e a meu ver algo descabida. Os Jogos Olímpicos representam muito mais que uma simples competição desportiva, estando inerente todo um espírito onde a China ainda se mostra ainda muito distante. A comprovar este facto, saiu hoje mais esta notícia. Inacreditável no nosso mundo de hoje.
245 || O clube batoteiro segundo Platini
Publicada por
Francisco Dias
on 7/09/2008
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda
/
Comments: (0)
244 || Continua o escândalo
Já referi este assunto aqui por diversas vezes, mas volta a ter actualidade na sequência da libertação de Ingrid Bettencourt das FARC. A Assembleia da República aprovou um voto de louvor pelo facto, aprovado por todos os partidos com excepção do... PCP. Por muitos argumentos que se utilizem ao regime colombiano de Uribe, NADA justifica este apoio político camuflado (ou declarado) à actuação das FARC. Mais ridículo ainda foi a tentativa de aprovação de um voto de louvor, mas retirando as FARC do texto apresentado.
As FARC são consideradas um grupo terrorista a nível internacional, onde por vezes se utiliza o eufemismo de guerrilha. Por esse ponto de vista, guerrilha é o que faz a Al Qaeda. O assunto é grave, até porque a nossa constituição proíbe, e bem, a existência de grupos de extrema direita em portugal. Porque é que a proibição não é extensível à extrema esquerda?
243 || Mais barato
A partir de hoje a consulta deste blogue é 1% mais barata. Obrigado José Sócrates.
241 || Dias difíceis
Tem sido um semestre terrível para os mercados nacionais, com o PSI 20 a bater hoje nos níveis de 2001! Destaque para a péssima estreia em bolsa da EDP Renováveis, que tanta esperança gerou junto dos pequenos investidores. Nada que seja de estranhar, na minha opinião. O título era caro quando comparado com as suas congéneres europeias e foi colcado em bolsa num "bear market" evidente. A EDP aproveitou para realizar um bom encaixe financeiro, mas tão cedo os pequenos investidores não deverão voltar a estas andanças.
Vendo a história pela parte positiva, a queda sucessiva que temos assistido pode levar a boas oportunidades de entrada. Mas cuidado! O problema nos mercados é que nunca sabemos onde e quando a onda termina.
Vendo a história pela parte positiva, a queda sucessiva que temos assistido pode levar a boas oportunidades de entrada. Mas cuidado! O problema nos mercados é que nunca sabemos onde e quando a onda termina.
240 || E viva a España
Publicada por
Francisco Dias
on 6/30/2008
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda,
espanha,
euro08
/
Comments: (3)
Confesso que não sou um particular adepto da Espanha, e é-me absolutamente indiferente que ganhasse a Espanha ou a Alemanha. Há quem veja nos nuestros hermanos um grande laço de tradições históricas (que as há) e os que agradecem quem correu com o reinado Filipino no nosso canto lusitano. Eu sou daqueles que até vê alguma pseudo-rivalidade entre ambos os países, fruto talvez de algum complexo de inferioridade, sendo que a única rivalidade que hoje podemos aspirar é mesmo pseudo.
A Espanha está à nossa frente em praticamente tudo, mesmo com o profundo sentimento separatista que existe dentro do próprio país. Factos são factos, e se olharmos no que ao desporto diz respeito, reparamos na potência mundial dos "nuestros hermanos": são campeões do mundo de Andebol, Voleibol e Basquetebol; Nadal ganhou pela 4ª vez consecutiva o Roland Garros; o insuportável Fernando Alonso foi campeão do mundo de Formula 1 e agora tornam-se Campeões da Europa de Futebol. E justamente. Há muito que não via uma equipa vencer um campeoanto de uma forma tão convicente como a Espanha. Nós tivemos a nossa hipótese em 2004, e deixámo-la fugir. Tão cedo não teremos tamanha oportunidade de reinar a Europa do futebol.
239 || Pronto
Publicada por
Francisco Dias
on 6/19/2008
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda,
euro08
/
Comments: (4)
Voltámos à crise!
Deco gigante, Ronaldo quase nulo, Ricardo______________ (adjectivo à consideração do leitor).
Deco gigante, Ronaldo quase nulo, Ricardo______________ (adjectivo à consideração do leitor).
237 || Genéve
Publicada por
Francisco Dias
on 6/07/2008
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda,
euro08
/
Comments: (0)
235 || Dance with the portuguese
Publicada por
Francisco Dias
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda
/
Comments: (0)
233 || À espera de um milagre
É esta a situação do Beira-Mar, e é importante que a cidade se prepare para a possibilidade de deixar de ver o seu mais representativo clube disputar um campeonato profissional de futebol. A confirmar-se este cenário, a culpa não pode uma vez mais morrer solteira. Vamos esperar pelas cenas do próximo capítulo.
229 || Novo choque petrolífero?
A subida do preço da gasolina tem levantado muitas dúvidas que não me parecem justificadas. É certo que esta escalada galopante tende a atingir níveis preocupantes, não só por via directa (preço nas bombas de gasolina) mas também em todos os restantes bens e serviços via aumento dos custos de produção/prestação.
Em primeiro lugar, importa verificar a efectiva subida da matéria-prima (crude) nos 2 mercados de referência. Quando ainda há um ano andávamos a discutir se o barril chegaria aos 100 dólares, eis que hoje o seu preço chega aos 130 dólares. Perguntamo-nos o que terá levado a subida, sendo que a resposta não parece difícil. Ao contrário do anteriores choques petrolíferos, o problema não está na oferta, mas sim na procura, que por outro lado advém de dois factores: o forte ritmo de crescimento de algumas economias "emergentes" (China e Índia), e a forte procura especulativa. Com a economia americana em estagnação, os investimentos financeiros sairam das empresas (acções) para as matérias-primas. O preço do dólar facilita esta canalização dos investimentos, dado que permite no futuro um duplo ganho: subida do preço da matéria-prima, e valorização (previsível) da moeda. Face a esta procura especulativa, nada mais natural que sejam atingidos estes valores nos mercados, com tendência para continuarem...
Fixando-nos em Portugal, importa referir duas realidades: a primeira, onde existe um "player" que controla o mercado: Galp. A Galp antecipa-se à concorrência, e fixa o seu preço de mercado. As restantes, enquanto seguidoras, acabam por ir atrás do player dominante. É uma regra básica do mercado, que a teoria dos jogos explica facilmente. Podemos perguntar: mas a concorrência não teria vantagens em manter os seus preços? Num momento imediato poderiam ter vantagem, mas não a longo prazo. Os jogadores sabem que o pior que lhes poderia acontecer seria entrarem numa guerra de preços, que a longo prazo teria um impacto muito negativo nos seus lucros. Por isso, preferem seguir a maré, e respeitar este cartel implícito.
A segunda realidade, está no roubo permanente que o Estado faz aos bolso dos contribuintes, onde cerca de 60% do preço do combustível ao consumidor é destinado para pagar impostos. Seria esta última realidade que eu gostaria de ver o ministro da economia preocupar-se.
Quanto ao mercado acabará, como sempre, por se auto-regular.
Em primeiro lugar, importa verificar a efectiva subida da matéria-prima (crude) nos 2 mercados de referência. Quando ainda há um ano andávamos a discutir se o barril chegaria aos 100 dólares, eis que hoje o seu preço chega aos 130 dólares. Perguntamo-nos o que terá levado a subida, sendo que a resposta não parece difícil. Ao contrário do anteriores choques petrolíferos, o problema não está na oferta, mas sim na procura, que por outro lado advém de dois factores: o forte ritmo de crescimento de algumas economias "emergentes" (China e Índia), e a forte procura especulativa. Com a economia americana em estagnação, os investimentos financeiros sairam das empresas (acções) para as matérias-primas. O preço do dólar facilita esta canalização dos investimentos, dado que permite no futuro um duplo ganho: subida do preço da matéria-prima, e valorização (previsível) da moeda. Face a esta procura especulativa, nada mais natural que sejam atingidos estes valores nos mercados, com tendência para continuarem...
Fixando-nos em Portugal, importa referir duas realidades: a primeira, onde existe um "player" que controla o mercado: Galp. A Galp antecipa-se à concorrência, e fixa o seu preço de mercado. As restantes, enquanto seguidoras, acabam por ir atrás do player dominante. É uma regra básica do mercado, que a teoria dos jogos explica facilmente. Podemos perguntar: mas a concorrência não teria vantagens em manter os seus preços? Num momento imediato poderiam ter vantagem, mas não a longo prazo. Os jogadores sabem que o pior que lhes poderia acontecer seria entrarem numa guerra de preços, que a longo prazo teria um impacto muito negativo nos seus lucros. Por isso, preferem seguir a maré, e respeitar este cartel implícito.
A segunda realidade, está no roubo permanente que o Estado faz aos bolso dos contribuintes, onde cerca de 60% do preço do combustível ao consumidor é destinado para pagar impostos. Seria esta última realidade que eu gostaria de ver o ministro da economia preocupar-se.
Quanto ao mercado acabará, como sempre, por se auto-regular.
228 || Nova funcionalidade
Publicada por
Francisco Dias
on 5/16/2008
Etiquetas:
Blogosfera
/
Comments: (0)
Mais uma forma de interactividade neste blog através da opção chat na barra lateral. Só quando eu estiver online :)
227 || O amadorismo da gestão desportiva - II
Publicada por
Francisco Dias
on 5/15/2008
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda
/
Comments: (0)
Ao ler um texto antigo publicado aqui, não pude resistir a fazer uma comparação com a realidade.
1.º - Benfica: Saiu Camacho e Makukula pouco mais jogou. Possivelmente será dispensado com a vinda do novo treinador. O que o Benfica ganhou com isso? Nada. Possivelmente ainda irá perder dinheiro ao vender ou emprestar o jogador. O Benfica acabou o campeonato em quarto lugar, fora dos lugares de acesso à Liga dos Campeões.
2.º - Valência: Koeman foi despedido, e o novo treinador foi buscar os renegados Albelda, Cañizares. Os resultados estão à vista. De uma equipa regular na Champions, evitou apenas na penultima jornada a descida de divisão.
3.º - Beira-Mar: Gaucho marcou golos que se fartou. O presidente que esperava que o treinador se demitisse teve que o demitir, e pagar a consequente cláusula de rescisão (como o Beira-Mar está cheio de dinheiro não deve fazer grande diferença). Vasco Matos foi efectivamente "despachado" para o Chipre. O Beira-Mar acabou o campeonato com 3 meses de salários em atraso a 8 pontos do 2º lugar.
Curioso como estas três histórias acabaram da mesma forma: fracasso.
1.º - Benfica: Saiu Camacho e Makukula pouco mais jogou. Possivelmente será dispensado com a vinda do novo treinador. O que o Benfica ganhou com isso? Nada. Possivelmente ainda irá perder dinheiro ao vender ou emprestar o jogador. O Benfica acabou o campeonato em quarto lugar, fora dos lugares de acesso à Liga dos Campeões.
2.º - Valência: Koeman foi despedido, e o novo treinador foi buscar os renegados Albelda, Cañizares. Os resultados estão à vista. De uma equipa regular na Champions, evitou apenas na penultima jornada a descida de divisão.
3.º - Beira-Mar: Gaucho marcou golos que se fartou. O presidente que esperava que o treinador se demitisse teve que o demitir, e pagar a consequente cláusula de rescisão (como o Beira-Mar está cheio de dinheiro não deve fazer grande diferença). Vasco Matos foi efectivamente "despachado" para o Chipre. O Beira-Mar acabou o campeonato com 3 meses de salários em atraso a 8 pontos do 2º lugar.
Curioso como estas três histórias acabaram da mesma forma: fracasso.
226 || Anda tudo doido
Publicada por
Francisco Dias
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda
/
Comments: (2)
Como é possível que, com a crise que o País atravessa, alguém consiga pensar em avançar com uma candidatura à organização de um Campeonato do Mundo de Futebol? Portugal não terá mais nenhuma prioridade para aplicar os dinheiros públicos?
225 || The Blue Ocean
Publicada por
Francisco Dias
on 5/07/2008
Etiquetas:
Diz que é uma espécie de música
/
Comments: (0)
Porque os verdadeiros artistas merecem o devido reconhecimento, aqui fica o meu para com Eduardo Mourato.
Nota: Vale a pena esperar até ao fim, e ouvir as últimas palavras de Eduardo Mourato no video clip.
Nota: Vale a pena esperar até ao fim, e ouvir as últimas palavras de Eduardo Mourato no video clip.
224 || Planeta Ronaldo
Publicada por
Francisco Dias
on 4/28/2008
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda
/
Comments: (0)
223 || Lopes, o Guerreiro
Publicada por
Francisco Dias
on 4/24/2008
Etiquetas:
Política,
PSD,
Santana Lopes
/
Comments: (0)
O homem ainda não percebeu que há tempo para tudo, e que o seu, muito possivelmente, já passou. Faz-me lembrar a recente candidatura de Mário Soares à Presidência da República, que só ele não se apercebeu que era derrotada à partida.
Nota: Apesar de tudo, é de destacar a coragem de alguém que continua a dar o peito às balas, assumindo as suas posições e submetendo-se a votos. É que isto de estar quatro anos a contestar uma governação e na hora da verdade "chutar a bola para canto" é muito simples, e bem característico da cobardia de alguns dos nossos políticos. Tivessem todos esta postura, e muito possivelmente os portugueses olhariam para a política com outros olhos.
222 || Cuidado
Publicada por
Francisco Dias
on 4/23/2008
/
Comments: (0)
Se olharem para o céu e virem uma série de balões, é possível que não seja nenhuma campanha de marketing do BES ou da Optimus. É um padre que anda perdido...
221 || Uma questão de ética
Publicada por
Francisco Dias
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda
/
Comments: (2)
Enquanto adepto de futebol é com natural tristeza que assisto ao triste espectáculo que vem acontecendo com o Boavista. Um clube que ainda há bem pouco tempo conseguiu a proeza de ser campeão nacional, jogar na Champions League e chegar a este ponto é, no mínimo, preocupante e intrigante.
Não deixo no entanto de ter alguma satisfação pela postura correcta assumida pelo Beira-Mar neste caso, com o pedido de insolvência do clube portuense. Este é apenas mais um dos escândalos que se vem assitindo com normalidade no futebol português. Como é possível que um clube contrate um jogador a outro clube, e passados 5 anos ainda o tenha por pagar? Pior que isto, como é possível que o Boavista nestes anos tenha vindo a contratar livremente jogadores sem que, em primeiro lugar, a Liga tenha obrigado o clube a liquidar a dívida.
Os regulamentos de uma competição profissional (que lembre-se são feitos pelos próprios clubes) têm que ser claros e inequívos para que casos como este não se voltem a repetir. Não só é injusto um clube usufruir de um atleta que ainda não o pagou, como ainda pior é outro clube ficar privado do mesmo jogador e não ter as contrapartidas financeiras acordadas. O resultado parece estar à vista. O Boavista pode seguir os caminhos do Salgueiros ou Farense e estar com os dias contados...
220 || Quatro Anos Depois
Publicada por
Francisco Dias
on 4/16/2008
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda,
Política,
Portugal
/
Comments: (0)
A realidade vem dar razão aos que criticaram a megalomania na apresentação de 10 Estádios para o Euro 2004. O do Algarve não é utilizado, o de Aveiro está na segunda liga, o de Leiria tem uma assistência média de 500 pessoas e pelos vistos o de Coimbra não serve.
Curioso que em todos estes exemplos estamos a falar de estádios municipais, feitos e pagos com dinheiros públicos que, agora se vê, foram mal utilizados. Uma vez mais a culpa vai morrer solteira.
Curioso que em todos estes exemplos estamos a falar de estádios municipais, feitos e pagos com dinheiros públicos que, agora se vê, foram mal utilizados. Uma vez mais a culpa vai morrer solteira.
219 || Grande Jogo!!!
Publicada por
Francisco Dias
on 4/09/2008
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda
/
Comments: (1)
Mais uma grande noite de futebol em Anfield. Velocidade, emoção e golos. No final 4-2 a favor do Liverpool. A ver, ou rever, os fabulosos golos de Torres e Adebayor (jogada de Walcott). O futebol em Inglaterra é cada vez mais um mundo à parte.
Imagem: www.marca.com
218 || Nova recomendação
Publicada por
Francisco Dias
on 4/07/2008
Etiquetas:
Blogosfera
/
Comments: (1)
A recomendação vem tarde, mas ainda bem a tempo. O Farinha Amparo é dos melhores blogues de Aveiro. Aprecio particularmente a ironia mordaz dos(as) autores(as).
217 || Ainda as FARC...
Grande manifestação em França para a libertação de Ingrid Betancourt. Não me posso deixar de interrogar sobre o que terá o PCP a dizer a tudo isto. Será que as FARC ainda são os tais amigos bem-vindos à Festa do Avante?
216 || Descargo de consciência II
Publicada por
Francisco Dias
on 4/03/2008
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda,
Beira-Mar
/
Comments: (0)
215 || O crime não compensa
Publicada por
Francisco Dias
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda,
apito dourado
/
Comments: (0)
214 || Pluralismo
Duas boas notícias do Governo. A redução do défice para 2,6% constitui o primeiro passo para a recuperação da nossa economia. Apesar de tudo, este resultado deve-se essencialmente ao aumento da receita fiscal e não à redução da despesa, esta sim, ainda claramente desproporcionada em função do nosso PIB.
Quanto à redução do IVA para 20% poderá criar um efeito psicológico positivo, apesar de ainda distante dos 16% da vizinha Espanha. Resta saber se os sectores directamente dependentes do consumidor final irão utilizar esta medida para baixar preços ou para aumentar as margens de lucro.
Quanto à redução do IVA para 20% poderá criar um efeito psicológico positivo, apesar de ainda distante dos 16% da vizinha Espanha. Resta saber se os sectores directamente dependentes do consumidor final irão utilizar esta medida para baixar preços ou para aumentar as margens de lucro.
213 || Descargo de consciência
Publicada por
Francisco Dias
on 3/25/2008
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda
/
Comments: (0)
"Ninguém me associa a histórias de droga"
Pinto da Costa após saber que irá ser julgado por corrupção no jogo Beira-Mar x Porto.
Pinto da Costa após saber que irá ser julgado por corrupção no jogo Beira-Mar x Porto.
212 || De novo
Publicada por
Francisco Dias
on 3/20/2008
Etiquetas:
Aveiro,
diogo carvalho
/
Comments: (0)
Em grande. O aveirense que até há bem pouco tempo era uma das maiores esperanças da natação portuguesa, é hoje um dos melhores nadadores europeus. Parabéns.
210 || Para recordar
Quando há quase dois anos atrás se tornou público que o Beira-Mar teria de novo uma equipa sénior de basquetebol, logo se levantaram alguns arautos da desgraça a pensar que se trataria de mais uma manobra da direcção do Clube. Basicamente pensava-se num grupo de amigos que gostavam de jogar basquetebol, e queriam fazer do Beira-Mar uma espécie de ATL. É um facto que a actual direcção do Beira-Mar deu o aval de se constituir de novo uma equipa, mas todo o trabalho e mérito deve ser dado a quem, desinteressadamente, dava o seu contributo a trabalhar em prol de uma secção quase moribunda.
Passado pouco mais de um ano, parece consensual que esta foi uma decisão correcta. Nunca o objectivo, pelo menos imediato, passou pela imposição na conquista de títulos. Pensava-se sim na visibilidade que esta equipa poderia dar, na captação de mais jovens para a modalidade. E nisso, os resultados parecem estar à vista, sendo certo que ainda há muito por fazer.
No passado Domingo o tal grupo de amigos passou à fase final do CNB2. Que fantástico dia! A mobilização da claque do Beira-Mar a meio de um jogo de futebol profissional, atesta a competência do trabalho que tem vindo a ser feito. Passados muitos anos, voltou a fazer sentido associar basquetebol a Beira-Mar. Pessoalmente, foi um dia para recordar mais tarde.
Passado pouco mais de um ano, parece consensual que esta foi uma decisão correcta. Nunca o objectivo, pelo menos imediato, passou pela imposição na conquista de títulos. Pensava-se sim na visibilidade que esta equipa poderia dar, na captação de mais jovens para a modalidade. E nisso, os resultados parecem estar à vista, sendo certo que ainda há muito por fazer.
No passado Domingo o tal grupo de amigos passou à fase final do CNB2. Que fantástico dia! A mobilização da claque do Beira-Mar a meio de um jogo de futebol profissional, atesta a competência do trabalho que tem vindo a ser feito. Passados muitos anos, voltou a fazer sentido associar basquetebol a Beira-Mar. Pessoalmente, foi um dia para recordar mais tarde.
209 || De vento em popa...
Publicada por
Francisco Dias
on 2/16/2008
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda,
Beira-Mar
/
Comments: (1)
O Beira-Mar está impedido de registar ou renovar contratos. As razões estão aqui.
Apenas uma nota adicional. Muito ruido se tem feito pelo facto da EMA ter pago 150 mil euros ao Beira-Mar. Compreende-se. É que esta história da Câmara pagar dívidas foi algo a que nos desabituámos. Aliás, no papel do actual Presidente da Câmara teria sido eu a fazer barulho em primeiro lugar. Trata-se de pagar mais uma das muitas facturas deixadas pela governação do Dr. Alberto Souto. Uma verdadeira vergonha!
Apenas uma nota adicional. Muito ruido se tem feito pelo facto da EMA ter pago 150 mil euros ao Beira-Mar. Compreende-se. É que esta história da Câmara pagar dívidas foi algo a que nos desabituámos. Aliás, no papel do actual Presidente da Câmara teria sido eu a fazer barulho em primeiro lugar. Trata-se de pagar mais uma das muitas facturas deixadas pela governação do Dr. Alberto Souto. Uma verdadeira vergonha!
208 || Geração Scolari
Publicada por
Francisco Dias
on 2/13/2008
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda
/
Comments: (0)
Excelente programa de Daniel Oliveira transmitido ontem e hoje na SIC. Pela primeira vez foi-nos possível confirmar as razões pelas quais os jogadores se sentem como filhos sob a direcção do treinador brasileiro. Mais do que perceber de táticas ou dos esquemas de jogo tão caros aos analistas da nossa praça, a principal virtude de um treinador consiste na orientação de homens. Fazer com que o grupo seja superior à soma das individualidades. Nesse aspecto, Scolari mostrou que é um mestre, e que a nossa selecção está muito bem entregue.
206 || Yacrosoft?
A Microsoft assumiu esta semana o combate à Google com a oferta de compra à Yahoo!. É que se por um lado o Windows e o Office continuam a ser reis, hoje em dia quase não faz sentido falar de computadores sem falar em Internet. E neste capítulo a Google manda!
A ver vamos as cenas dos próximos capítulos, sendo que a Google já se disponibilizou a combater esta OPA.
A ver vamos as cenas dos próximos capítulos, sendo que a Google já se disponibilizou a combater esta OPA.
205 || O amadorismo da gestão desportiva
Publicada por
Francisco Dias
on 1/31/2008
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda
/
Comments: (0)
A gestão do desporto, em particular do futebol profissional, continua a léguas da quantidade de dinheiro que gira em seu torno, e por conseguinte, do rigor que seria exigido. Basta ver os mais recentes exemplos das contratações em Portugal no mercado de Janeiro: "Camacho pediu Makukula" diz Luis Filipe Vieira. O mesmo presidente que contratou Bergessio porque Fernando Santos tinha pedido. Acontece que Fernanado Santos já não está, e como não foi um jogador pedido por Camacho, o clube fica sem saber o que fazer com o argentino. De hoje para amanhã, Camacho já não estará, e segue-se um novo treinador com uma lista de pedidos e outra de dispensados. Feitas as contas, quanto não custa esta ausência de uma estratégia minimamente coerente.
Esta realidade não é no entanto exclusividade portuguesa. Em Espanha, Koeman chega ao Valência e "corre" com meia equipa, incluindo jogadores míticos como Cañizares ou o capitão Albelda. Passado pouco mais de um mês, a direcção do Valência faz um ultimato a Koeman para começar a apresentar resultados. Bem se vê que não tarda muito, lá virá um novo treinador, com uma nova filosofia e, consequentemente, com uma nova listagem de jogadores.
Por último vejamos o caso do "nosso" Beira-Mar, e como do 80 se passa para o 8. Na véspera de um importante jogo contra o Penafiel, dois jogadores titulares são vendidos para a Líbia. O treinador diz desconhecer o processo. Depois do referido jogo os jogadores regressam, porque afinal apenas tinham ido fazer testes a um clube local. Por azar, chumbaram nos testes. Despacha-se um avançado, contratado sabe-se lá porquê (Mateus), e recruta-se uma esperança de 35 anos (Gaúcho). Após a eliminação da Taça, o presidente (em blackout) assume publicamente que espera que o treinador se demita. Perspicaz, o jornalista pergunta: "E se ele não se demitir?". "Ora aí está uma boa pergunta" responde o presidente. O treinador obviamente não se demite, e o presidente diz que está tudo tranquilo. O vice-presidente mostra-se solidário com o presidente, mas se estivesse no seu papel demitia-se. Antes de novo importante (e decisivo) encontro, dizem os jornais que Vasco Matos estará de saída para o Chipre. O treinador diz novamente desconhecer o caso. Curiosamente, ou talvez não, Vasco Matos é expulso frente ao Setúbal e compromete definitavamente qualquer aspiração à equipa em vencer o jogo.
Parece piada, mas tudo isto é tristemente real.
Esta realidade não é no entanto exclusividade portuguesa. Em Espanha, Koeman chega ao Valência e "corre" com meia equipa, incluindo jogadores míticos como Cañizares ou o capitão Albelda. Passado pouco mais de um mês, a direcção do Valência faz um ultimato a Koeman para começar a apresentar resultados. Bem se vê que não tarda muito, lá virá um novo treinador, com uma nova filosofia e, consequentemente, com uma nova listagem de jogadores.
Por último vejamos o caso do "nosso" Beira-Mar, e como do 80 se passa para o 8. Na véspera de um importante jogo contra o Penafiel, dois jogadores titulares são vendidos para a Líbia. O treinador diz desconhecer o processo. Depois do referido jogo os jogadores regressam, porque afinal apenas tinham ido fazer testes a um clube local. Por azar, chumbaram nos testes. Despacha-se um avançado, contratado sabe-se lá porquê (Mateus), e recruta-se uma esperança de 35 anos (Gaúcho). Após a eliminação da Taça, o presidente (em blackout) assume publicamente que espera que o treinador se demita. Perspicaz, o jornalista pergunta: "E se ele não se demitir?". "Ora aí está uma boa pergunta" responde o presidente. O treinador obviamente não se demite, e o presidente diz que está tudo tranquilo. O vice-presidente mostra-se solidário com o presidente, mas se estivesse no seu papel demitia-se. Antes de novo importante (e decisivo) encontro, dizem os jornais que Vasco Matos estará de saída para o Chipre. O treinador diz novamente desconhecer o caso. Curiosamente, ou talvez não, Vasco Matos é expulso frente ao Setúbal e compromete definitavamente qualquer aspiração à equipa em vencer o jogo.
Parece piada, mas tudo isto é tristemente real.
204 || O Rei Artur
Publicada por
Francisco Dias
on 1/22/2008
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda,
Beira-Mar
/
Comments: (0)
Merece ser lido. Aqui.
203 || Para avanca...
Que me lembre, não tenho recordação de ver o Beira-Mar tão mal. E não, não é objectivo deste post por abaixo as pessoas que têm gerido o clube. Fazem seguramente o melhor que podem e conseguem, mas é evidente que não chega. A equipa profissional, para além de resultados pouco conseguidos, joga pouco, muito pouco. Pior que isso, é chegarmos ao ponto de ir para Águeda ou Avanca jogar! Inacreditável, ainda para mais quando o clube joga num estádio com 4 anos de idade.
A formação parece que está sem rumo. Qualquer pessoa com que falo critica o estado deprimente dos escalões mais jovens do clube. Seja o coordenador, sejam as condições de treino, seja as condições com que trabalha o departamento médico... muito pouco se aproveita.
Salvam-se as modalidades amadoras, que apesar de ainda longe do fulgor de outros tempos, têm dado algumas razões para sorrir aos adeptos. Acredito que as pessoas que têm vindo a trocar o estádio pelo pavilhão sentem que aquele continua a ser o espaço onde sobrevive alguma mistica auri-negra.
Urge pensar rapidamente no Beira-Mar e em soluções para o erguer.
A formação parece que está sem rumo. Qualquer pessoa com que falo critica o estado deprimente dos escalões mais jovens do clube. Seja o coordenador, sejam as condições de treino, seja as condições com que trabalha o departamento médico... muito pouco se aproveita.
Salvam-se as modalidades amadoras, que apesar de ainda longe do fulgor de outros tempos, têm dado algumas razões para sorrir aos adeptos. Acredito que as pessoas que têm vindo a trocar o estádio pelo pavilhão sentem que aquele continua a ser o espaço onde sobrevive alguma mistica auri-negra.
Urge pensar rapidamente no Beira-Mar e em soluções para o erguer.
202 || Uma vez mais os amigos do PCP
Parece que volltaram a fazer das suas. Mas para o ano, cá os receberemos de novo na festa do Avante de braços abertos.
201 || Pela luta da Marinha Grande, perdão, de Anadia
Bela rábula este fim-de-semana. Jerónimo de Sousa no seu habitual discurso empolgado, manifestava a diferença do PCP em relação a outros partidos: eles estavam ali, não para obter votos até porque as eleições ainda vêm longe, mas sim porque acreditam na luta do povo. Uma luta justa, contra um governo prepotente. O PCP estava com a população da Marinha Grande. Ouvem-se alguns assobios. Afinal a população era de Anadia...
200 || Sugestão
Publicada por
Francisco Dias
Etiquetas:
gastronomia
/
Comments: (0)
de fim de semana. Ora aqui está um programa que me leva até Vila Nova de Poiares.
199 || O mais visto
Publicada por
Francisco Dias
on 1/03/2008
Etiquetas:
A bola nem sempre é redonda,
Beira-Mar,
Benfica,
TV
/
Comments: (0)
O Beira-Mar x Benfica foi o programa de televisão mais visto o ano passado com uma audiência de 2,2 milhões de telespectadores. Foi também o único jogo que me lembre para o campeonato onde o EMA encheu. Impressionante marca, pena que não se repita mais vezes.
198 || Gatos
Publicada por
Francisco Dias
on 1/02/2008
Etiquetas:
gato fedorento
/
Comments: (0)
Para além de fedorentos, um pouco desleixados.
Curiosamente, tive a oportunidade de ver ontem a repetição do programa da passagem de ano. Sem dúvida que os gatos são o quarteto de humoristas mais talentoso da actualidade, apesar de nalgumas situações demonstrarem alguma falta de trabalho de casa. Como por exemplo não terem preparado a contagem para a passagem de ano...
Curiosamente, tive a oportunidade de ver ontem a repetição do programa da passagem de ano. Sem dúvida que os gatos são o quarteto de humoristas mais talentoso da actualidade, apesar de nalgumas situações demonstrarem alguma falta de trabalho de casa. Como por exemplo não terem preparado a contagem para a passagem de ano...